Primeiro e único espaço virtual de uma nutricionista brasileira que vive em Terras de Portugal. Aqui vai encontrar conteúdos sobre Nutrição, Alimentação, Educação Alimentar, Segurança e Higiene Alimentar e diversos outros conhecimentos para uma melhor nutrição, saúde e qualidade de vida. Bem vindo(a)! Welcome!

A carregar...

sexta-feira, Janeiro 28, 2011

Dermatofitose, Frieira ou Pé-de-atleta

A dermatofitose, popularmente conhecida como frieira ou pé-de-atleta, é uma infecção por fungo e pode afetar o couro cabelo, corpo (particularmente a virilha), pés e unhas.
A dermatofitose (frieira) é uma doença de pele comum, especialmente em crianças, mas pode afetar pessoas de todas a idades, assim como animais. Qualquer um exposto a pessoa ou animal infectado, ou esporos do fungo no ambiente, pode contrair frieira. O fungo que causa frieira pode se espalhar através do contato direto de pele com uma pessoa ou animal infectado. A frieira também pode se espalhar indiretamente, como pelo contato com objetos ou superfícies que pessoa ou animal infectado tocou. Em casos raros a frieira pode ser espalhada pelo contato com o solo.
Sintomas 
A frieira geralmente começa como uma pequena área avermelhada e descamações que se espalham para fora deixando manchas ou falta temporária de cabelos. Algumas vezes há coceira na área. O cabelo infectado pode quebrar facilmente. A dermatofitose no pé, conhecida como pé-de-atleta, aparece como descamação e rachadura da pele, especialmente entre os dedos. Frieira nas unhas as faz ficarem descoloradas, grossas e quebradiças.
Dependendo do fungo, os sinais e sintomas geralmente aparecem dentro de uma ou duas semanas após a exposição.
Diagnóstico 
Alguns casos de frieira podem ter seu diagnóstico pela aparência da pele afetada. Examinar a área afetada com luz ultravioleta pode mostrar alguns tipos de infecções de pele por fungos. O couro cabeludo ou cabelos de uma área afetada podem ser examinados sob microscópio, e testes laboratoriais podem confirmar o diagnóstico.
Tratamento
O tratamento para frieira geralmente envolve remédio tópico anti-fungos. Agentes orais, como griseofulvina, terbinafina ou itraconazol também podem ser considerados no tratamento.
Prevenção 
A prevenção pode ser feita com boa higiene e não compartilhando itens pessoais. Mantenha as áreas de uso comum limpas, especialmente em escolas, creches, academias e vestiários. Lave itens que tiveram contato com pessoas infectadas com água quente. Animais infectados 
devem ser examinados por um veterinário.
Fonte: Dermatofitose
Para saber mais acesse derme.org

1 comentário:

  1. Sil, muito bom saber. Vou ter que vir mais vezes por aqui para me atualizar!!! Bjos e otimo sabado para ti!!!Fica com Deus!!!

    ResponderEliminar

Todos os comentários são bem vindos e aceitos, desde que o usuário se identifique. Os de anônimos não serão publicados.
Os comentário e ou perguntas pertinentes ao post ou a Nutrição, serão respondidos no próprio blog.
Fica com Deus sempre.
Obrigada pela sua vista!.
Beijinhos

Related Posts with Thumbnails