Primeiro e único espaço virtual de uma nutricionista brasileira que vive em Terras de Portugal. Aqui vai encontrar conteúdos sobre Nutrição, Alimentação, Educação Alimentar, Segurança e Higiene Alimentar e diversos outros conhecimentos para uma melhor nutrição, saúde e qualidade de vida. Bem vindo(a)! Welcome!

A carregar...

quarta-feira, Agosto 04, 2010

Pepino e suas Propriedades nutricionais

O pepino é predominantemente formado por água. A água do pepino ajuda no controle da temperatura do corpo e nos processos orgânicos, oferecendo nutrientes para as células e eliminando delas suas impurezas.
  Ele possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Esta hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas — graças ao alto teor de sílica e flúor.
O pepino é alcalinizante, calmante, refrescante, emoliente, laxante, estimulante e mineralizante.
Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. Ele é rico em potássio, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme, especialmente a do rosto.
Sumo/Suco de Pepino
O sumo/suco de pepino é utilizado para inflamações do tubo digestivo e da bexiga. Ele tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele. O suco de pepino é conhecido por ser um ótimo diurético. Ele auxilia nos casos de pressão arterial, nas enfermidades dos dentes e das gengivas. Além disso, poder ser utilizado como cosmético para o rosto e no couro cabeludo para combater a caspa.
Hortaliça amiga dos regimes hipo-calóricos, as suas escassas 15 calorias por 100g e os 96% de água fazem dele uma opção muito fresca e agradável.
Em saladas, às rodelas, picado miudinho, sozinho, com ervas ou combinado com tomate, alface, pimento, endívias, … o que não faltam são opções.
Na hora das compras devem escolher-se firmes ao tacto, direitos e com cor verde intensa. Um teste final – pressionar a extremidade – se ceder é porque já foi colhido há tempo demais.
 
Valor Nutricional  em cada 100 gramas de pepino com casca (Cucumis sativus):

 Água (%) 96
Calorias 17,86
Proteína (g) Traços
Gordura (g) Traços
Ácido Graxo Saturado (g) Traços
Ácido Graxo Monoinsaturado (g) Traços
§  Ácido Graxo Poliinsaturado (g) Traços
§  Colesterol (mg) 0
§  Carboidrato (g) 3,57
§  Cálcio (mg) 14,29
      Fósforo (mg) 17,86
      Ferro (mg) 0,36
      Potássio (mg) 150
      Sódio (mg) 3,57
      Vitamina A (UI) 35,71
      Vitamina A (Retinol Equivalente) 3,57
      Tiamina (mg) 0,04
      Riboflavina (mg) 0,04
      Niacina (mg) 0,36
       Ácido Ascórbico (mg) 3,58

Fonte: Internet

1 comentário:

  1. muito refrescante . em israel as pessoas comem no café da manhã por causa da agua..

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails